BeCAST #10 | ChatGPT e Educação: qual a relação?

Toda mudança causa medo e estranhamento. Uma recusa que às vezes não tem razões que façam muito sentido. Aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.

A era do ChatGPT chegou e muita gente que já ouviu ou leu sobre ele ainda têm algumas ressalvas ou dúvidas.

Na educação, o sentimentoé o mesmo: “E agora, como é que eu faço com as provas?” “Se eu pedir redação, pode ser que venha escrita pelo ChatGPT.” “Ah, mas essa modernidade atrapalha demais as práticas na escola.” “Tudo robotizado hoje em dia.” Bom, pois bem, é tudo novo, minha gente. E precisamos conversar mais sobre isso para podermos enxergar o lado meio cheio do copo.

E, como aqui no BeCAST a gente gosta muito de colocaras boas cabeças para funcionar e discutir sobre a evolução da educação, convidamos ela, que é especialista em ensino de inglês pela UFMG e em metodologias e práticas para educação bi e multilíngue pelo Instituto Singularidades, que agora brilha muito no time de Inovação Educacional do Be e que esteve com a gente no primeiro episódio do BeCAST, este ano, falando sobre as novas possibilidades no novo ano letivo, Thais Alencar.

E ele, que chegou no Be mostrando que não dá mesmo para falar de educação e educação bilíngue sem aprofundar discussões e ações sobre as tecnologias e os processos avaliativos, é especialista em avaliação pela UCS, graduado em Letras pela Universidade de Brasília e coordenador de Inovação Educacional no Be, Kaouê Cavalcanti.

Conteúdos do episódio

Convidados

Kaouê Cavalcanti

Graduado em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua – pela Universidade de Brasília, habilitado para o ensino de língua adicional. Especialização em Avaliação Educacional pela UCS. Atualmente, busca combinar elementos de análise de sistemas, pesquisa educacional e análise quantitativa de dados educacionais na identificação de oportunidades de crescimento e potencialização de êxitos acadêmicos por meio da criação de estratégias de alto impacto para educadores e educandos. É coordenador do Departamento de Inovação Educacional da Equipe Pedagógica Be.

Thais Alencar

Graduada em Letras pela UFMG. Pós-graduada em Ensino de Inglês pela UFMG; e em Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades. Certificações Cambridge CPE, TKT Full, TKT KAL, TKT Young Learners e CELTA. Mais de 20 anos de atuação profissional em educação, com larga experiência em ministração de aulas, formação de professores e produção de materiais didáticos. Atualmente é membro do Departamento de Inovação Educacional da Equipe Pedagógica Be.

Apresentadores

Pedro Brandão

Coordenador-geral da equipe pedagógica do Be – Bilingual Education, formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 16 anos, com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e administração escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais. Educador e formador de educadores em escolas de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Flávia Fulgêncio

Diretora Pedagógica e Fundadora do Be. Formada em Administração de Empresas pela PUC-MG, em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), e é autora de material didático para o EF1. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be – Bilingual Education.

Leia mais

https://beducation.wsihost.com.br/blog/chatbots-com-ia-em-contextos-de-educacao-bilingue-amigos-ou-inimigos-ai-powered-chatbots-in-bilingual-education-contexts-friends-or-foes/
Search

Conteúdos mais lidos

Preparados para uma jornada no vasto mar da educação bilíngue? Esse episódio não é só mais um, ele é um

Toda mudança causa medo e estranhamento. Uma recusa que às vezes não tem razões que façam muito sentido. Aqueles que