Neste episódio do BeCAST (abaixo), nós dialogamos com duas profissionais experts em educação bilíngue e que sempre trazem para a mesa um olhar importantíssimo para uma educação bilíngue verdadeiramente inclusiva e que traga a reflexão de que todos os estudantes, educadores, gestores e as famílias precisam estar juntos para fazer com que a educação bilíngue inclusiva realmente possa acontecer.
Esse episódio é mais uma pecinha no quebra-cabeças que pretende formar uma incrível paisagem retratando a beleza que há na relação entre o autismo e a educação. Vem com a gente compreender um pouco mais sobre muitas das possibilidades que nascem quando o autismo encontra o bilinguismo.
Conteúdo do episódio
- Como nossas convidadas chegaram até aqui?
- Existe um jeito mais simples de entender o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
- No caso do autismo, há prejuízos no desenvolvimento dos estudantes no ensino bilíngue?
- Os desafios enfrentados pelos estudantes autistas em um ambiente bilíngue.
- Como os educadores podem fazer adaptações nas práticas de ensino para atender às necessidades dos estudantes autistas que estão aprendendo e se desenvolvendo em um ambiente bilíngue?
- Como a educação bilíngue pode ser benéfica para estudantes autistas?
- Quais são os pontos de atenção para escolas para oferecer um ambiente positivo e que respeita o perfil e as demandas pedagógicas dos estudantes autistas?
- Como as famílias e também os cuidadores dos estudantes autistas podem ser mais próximos e contribuir mais efetivamente com o desenvolvimento bilíngue deles?
- Quais são os pontos que os educadores podem identificar e de que forma podem abordar as necessidades específicas dos estudantes autistas que estão aprendendo em uma língua que não é sua língua de nascimento?
- O que significa, para nossas convidadas, essa iniciativa do BeCAST em promover essa troca tão incrível que a gente está tendo?
Convidadas
Natalia Vidal
Assessora pedagógica no Be – Bilingual Education. Formada em Tradução pela New York University e licenciada em Letras – Inglês, Português e Literaturas, é também certificada por Cambridge. Atua há 16 anos no cenário da Educação Bilíngue como educadora e formadora de educadores. Natalia soma conhecimentos, formações e especializações nas áreas de Psicopedagogia, Psicanálise, Terapias Holísticas e Integrativas, AT (acompanhante terapêutico para o desenvolvimento de crianças com autismo), com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade bilíngue e inclusiva.
Milena Mignossi
Formada em Letras – Licenciatura Plena em Português/Inglês. Pós-graduada em Planejamento Educacional e Docência do Superior. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, pós-graduanda em Neurociência e Educação. Certificação TESOL. Mais de 20 anos de experiência em sala de aula e também em docência, coordenação e formação de educadores em centros de idiomas e escolas regulares, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Apresentador
Pedro Brandão
Coordenador-geral da equipe pedagógica do Be – Bilingual Education, formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 16 anos, com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e administração escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais. Educador e formador de educadores em escolas de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio