BeCAST #12 | Navegando em águas bilíngues: a coordenação em ação

Preparados para uma jornada no vasto mar da educação bilíngue? Esse episódio não é só mais um, ele é um episódio especialíssimo, com pessoas muito queridas e que estão unidas pelo amor à educação e, mais especificamente, pela educação bilíngue. Todos nesse episódio vem velejando há algum tempo – uns há mais tempo, outros menos – todos com muito desejo de transformar o mundo por meio da educação.

A gente bem sabe que falar sobre o ofício do coordenador pedagógico, sobretudo aqueles que coordenam a educação bilíngue, não é fácil. Por isso, nós convidamos três grandes profissionais, cheios de histórias, dicas e experiências para compartilhar. Eles estão megadispostos a contribuir para que novos capitães integrem as grandes navegações da educação bilíngue mar adentro.

Mas a gente quer mesmo são viagens mais tranquilas e com menos tempestades. Então, para isso, ouvir e ser ouvido pode ser considerado uma das maiores habilidades de quem lidera equipes de educadores e também que gerencia as demandas das famílias na escola bilíngue.

Well, vem com a gente então que nessa viagem nós teremos muito sucesso. Navegando em águas bilíngues, assim começa o título desse episódio inspirador.

Conteúdos do episódio

https://open.spotify.com/episode/0CQU02Epmfq8PdBrc4Y5MA?si=ff7eb47cae4845a8

Convidados

Ana Paula Guedes

Está há 36 anos na Educação, é professora de surdos de formação e a sua experiência com bilinguismo tinha sido com a Libras. Começou a trabalhar no Colégio Novo Espaço em 2020 e levou o Currículo Be em 2021 para o Ensino Fundamental Anos Finais.

Daniel Tavares

Trabalha como educador há 24 anos, foi professor, assistente de professor, coordenador e teve uma franquia de um curso de inglês. Migrou para a escola, deu aula e transicionou para a coordenação. Vem trabalhando como coordenador pedagógico, já fez trabalhos de coordenação acadêmica também, fazendo planejamento de estudos personalizados voltados para a 3ª série, e agora navegando nas águas desse mundo bilíngue.

Katia Castro

Foi professora de inglês, teve contato com diferentes metodologias de ensino e públicos, foi ajudante de coordenação, é pós-graduada em língua inglesa e foi professora de inglês em escola internacional. É coordenadora do Colégio ECCOS, especializada em práticas de educação bilíngue e atua na formação de professores, no desenvolvimento do currículo da escola e no acompanhamento da formação dos alunos.

Apresentador

Pedro Brandão

Coordenador-geral da equipe pedagógica do Be – Bilingual Education, formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 16 anos, com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e administração escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais. Educador e formador de educadores em escolas de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Search

Conteúdos mais lidos

O Ensino por Investigação pode ser o que sua escola precisa para tornar a aprendizagem envolvente e despertar a curiosidade

Por Pedro Brandão | Coordenador-geral da equipe pedagógica do Be – Bilingual Education Entre as várias competências e habilidades dos