Preparados para uma jornada no vasto mar da educação bilíngue? Esse episódio não é só mais um, ele é um episódio especialíssimo, com pessoas muito queridas e que estão unidas pelo amor à educação e, mais especificamente, pela educação bilíngue. Todos nesse episódio vem velejando há algum tempo – uns há mais tempo, outros menos – todos com muito desejo de transformar o mundo por meio da educação.
A gente bem sabe que falar sobre o ofício do coordenador pedagógico, sobretudo aqueles que coordenam a educação bilíngue, não é fácil. Por isso, nós convidamos três grandes profissionais, cheios de histórias, dicas e experiências para compartilhar. Eles estão megadispostos a contribuir para que novos capitães integrem as grandes navegações da educação bilíngue mar adentro.
Mas a gente quer mesmo são viagens mais tranquilas e com menos tempestades. Então, para isso, ouvir e ser ouvido pode ser considerado uma das maiores habilidades de quem lidera equipes de educadores e também que gerencia as demandas das famílias na escola bilíngue.
Well, vem com a gente então que nessa viagem nós teremos muito sucesso. Navegando em águas bilíngues, assim começa o título desse episódio inspirador.
Conteúdos do episódio
- Quem são vocês neste vasto oceano da coordenação na educação bilíngue?
- O que muda na escola que opta pela Educação Bilíngue?
- Quais são os maiores desafios enfrentados por vocês na coordenação pedagógica no ensino bilíngue?
- Enquanto coordenadores pedagógicos, como vocês apoiam os educadores bilíngues na escola?
- Como a coordenação pedagógica pode ajudar a garantir uma educação bilíngue equitativa e inclusiva?
- Como os coordenadores pedagógicos podem trabalhar com as famílias e comunidades para apoiar a educação bilíngue?
- Quais são outras formas, além da prova estruturada, de perceber a evidência do avanço da língua adicional para os estudantes?
- Dicas, pontos importantes, palavras de apoio e acolhimento, principalmente pensando naquele que está começando a sua jornada como coordenador pedagógico, mas para todo mundo que está nessa função.
Convidados
Ana Paula Guedes
Está há 36 anos na Educação, é professora de surdos de formação e a sua experiência com bilinguismo tinha sido com a Libras. Começou a trabalhar no Colégio Novo Espaço em 2020 e levou o Currículo Be em 2021 para o Ensino Fundamental Anos Finais.
Daniel Tavares
Trabalha como educador há 24 anos, foi professor, assistente de professor, coordenador e teve uma franquia de um curso de inglês. Migrou para a escola, deu aula e transicionou para a coordenação. Vem trabalhando como coordenador pedagógico, já fez trabalhos de coordenação acadêmica também, fazendo planejamento de estudos personalizados voltados para a 3ª série, e agora navegando nas águas desse mundo bilíngue.
Katia Castro
Foi professora de inglês, teve contato com diferentes metodologias de ensino e públicos, foi ajudante de coordenação, é pós-graduada em língua inglesa e foi professora de inglês em escola internacional. É coordenadora do Colégio ECCOS, especializada em práticas de educação bilíngue e atua na formação de professores, no desenvolvimento do currículo da escola e no acompanhamento da formação dos alunos.
Apresentador
Pedro Brandão
Coordenador-geral da equipe pedagógica do Be – Bilingual Education, formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 16 anos, com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e administração escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais. Educador e formador de educadores em escolas de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio.